terça-feira, 14 de junho de 2011

Graduação: teoria e prática

Aos leitores que se deleitam com boas questões, essa de que falarei agora é de extremo interesse: a aplicação dos conhecimentos acadêmicos na sociedade.
Hoje sabemos que muitos dos maiores avanços em tecnologia, na saúde, nos mais diversos conhecimentos, só foram possíveis graças ao engajamento das universidades. Estas devem servir de baluarte na "linha vermelha" científica e humana, mas realmente elas o são? Numa visão individual e bem fragmentada, mas agora tornada pública, percebo nas pessoas uma descrença com as vulgas "UNIS", esses dias ouvi de um casal de idosos que com os investimentos pessoais (não públicos) que se fazem nas academias seria possível abrir um negócio próprio. O que quero dizer é que será preciso que aquilo que se produza nas UNIS seja um conhecimento que se introduza no contexto de sua realidade. Por exemplo, se temos problemas de estruturação nas cidades, porque as UNIS não intervêm? Se temos problemas de saúde, porque as UNIS não geram as possíveis soluções? Se o problema é a mídia, o que fazem elas com relação a isso? As UNIS, no meu modo de entender, não podem se esconder e se omitir, pois correm o risco de se alienarem. Elas são o berço dos anseios verdadeiros de sociedade e deveriam auxiliar até mesmos os políticos que... (sem comentários).
Convoco a pensarmos!

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