sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Música e Política

Hoje escrevo sobre uma polêmica, porque os músicos são tão aversos a Política? Normalmente escutamos que isso acontece porque os músicos pertencem a outra esfera da existência humana, outros dizem que música não tem e não pode ter nada a ver com Política. O que é importante de se perceber? Que a história nos mostra que arte sempre seguiu o faro econômico desde os antigos. Sou músico e leciono aulas de violão para iniciantes há 7 anos, percebi neste percurso uma industrialização da música na juventude, o consumismo eminente dos novos tempos. Talvez isso está acontecendo porque os músicos de hoje, com poucas exceções, não tem a capacidade e visão suficiente para demonstrar qualquer participação nos quadros legislativos. Os poucos que se interessam o fazem por mero benefício dos altos salários visionados. Que loucura não imaginar que um grupo tão mal organizado não perderia seus direitos adquiridos pela OMB. Hoje regredimos ao período medieval, onde os valores instituídos dominavam os conceitos populares. Precisamos de pessoas (músicos) que resgatem seus valores políticos e sociais.

2 comentários:

  1. Realmente a industrialização, o uso da música como produto rentável acaba por criar um sem número de ouvintes zumbis, que muitas vezes irão morrer sem se perceberem como tais...
    O que um legislador pode fazer pra modificar esse quadro?
    Realmente, ver um músico infiltrado, positivamente e ativamente nas ações do governo é algo raro, porém não creio que os grandes músicos seriam bons homens das "cadeiras" pois a burocracia atrofia e tira as cores de suas almas... então é mais fácil pra um amante da música ou outra arte se infiltrar e procurar desenvolver melhorias do que um artista... mais fácil, não impossivel...
    Os conceitos populares, dominados por valores instituídos, como disseste, não vêm de tempos sem conta? Não foi (e é) a arte mais "elevada", mais sutil, coisa de poucos apreciadores de seu tempo?

    ResponderExcluir
  2. Grande Ike, falamos a mesma língua! Se pensar bem toda obra de arte tem um fundo racional, caso contrário seria apenas loucura. Por isso a importância desse post!!!

    ResponderExcluir